quarta-feira

Smartphone Moto G Color Edition Dual Chip XT1033 16GB

Motorola Moto G Colors Edition vem com 16 GB de memória interna e 4 capas coloridas

Motorola Moto G Colors Edition (XT1033) é um smartphone Android com excelente custo-benefício e vem com vários opções de capa traseira.

Smartphone Moto G Color Edition Dual Chip XT1033 16GB

O Brasil foi um dos primeiros países a receber o Moto G, que chegou com um preço altamente competitivo, configuração capaz de agradar até aos mais exigentes, dois chips e 4 opções de capa colorida inclusas na embalagem. A tela é outro destaque, com resolução HD e boa reprodução de cores, onde a falha, se é que podemos chamar de falha em um modelo nessa faixa de preços, é não trazer suporte para cartões micro SD, o que limita o usuário à memória interna de 16 GB.

Moto G XT1033 é o irmão menor do Moto X, também da Motorola


Muitos fabricantes de smartphones se esforçam por construir modelos cada vez mais finos e leves, mas a Motorola preferiu priorizar um ponto mais importante: a ergonomia. As dimensões do Moto G XT1033 são 13 cm de altura, 6,6 cm de largura e 1,16 cm de espessura, com chanfros em todas as laterais que facilitam uma melhor "pegada" com apenas uma das mãos, com um tamanho ideal para um modelo com tela de 4,5 polegadas e não sendo pesado com seus 143 gramas.

Inteiramente construído em plástico fosco de alta qualidade, construído de forma rígida e disponível em quatro opções de cores de tampas traseiras: vermelho, amarelo, branco e preto, todos já inclusos na embalagem. Nossa ressalva fica por conta da dificuldade na remoção da tampa traseira, que é bastante inconveniente para quem pretende trocá-las com uma cerca frequência e pode machucar os dedos.


Não há teclado físico, somente o virtual padrão do Android 4.3 Jelly Bean que vem instalado de fábrica e ficam bem posicionadas na tela, mas se o usuário não gostar do espaçamento das teclas, bastante confortável em nossa opinião, é possível adquirir outros modelos na Play Store, loja do Google. Não há botões na parte esquerda do aparelho. Na parte direita temos o botão Power e o controle de volume. Na parte de cima há o conector de fone de ouvido e na parte de baixo a conexão micro USB padrão 2.0 para carregamento e transferência de dados.

Ainda que a sua configuração seja forte para a categoria, a tela é um dos maiores destaques. A resolução é HD (1280 x 720 pixels), 4,5 polegadas e utilizando tecnologia LCD com uma excelente qualidade de cores (cerca de 16 milhões), além da proteção contra riscos Corning Gorilla Glass 2. Ela utiliza uma tecnologia capacitiva e não possui rastros, ponto fortíssimo em um modelo nessa faixa de preço.



Android 4.3 de fábrica praticamente puro e configuração forte são destaques


A experiência de se utilizar o Moto G X1033 é praticamente a mesma de um Nexus: um Android 4.3 Jelly Bean praticamente puro com excelente usabilidade e respostas rápidas, além de ser bastante fácil de usar. A boa notícia é que a Motorola garantiu que ele irá receber a versão mais atual do Android, a Kit Kat 4.4, mas ainda não é certo se o aparelho irá atualizar para versões posteriores.

Com um processador Snapdragon 400 quad-core rodando a 1,2 GHz, 1 GB de memória RAM e GPU integrada Adreno 305, o usuário pode esperar uma ótima experiência de uso, alto poder de processamento e capacidade de rodar vários aplicativos ao mesmo tempo sem engasgos, uma raridade entre concorrentes na mesma faixa de preços.

O armazenamento para esta versão é de 16 GB e infelizmente não há como expandir a quantidade máxima de dados com um cartão micro SD. Mesmo que esse espaço seja o suficiente para a maioria dos usuários, podemos considerar essa a principal falha do Moto G, mas a vantagem é que, por se tratar de um modelo com um Android quase puro, só há os aplicativos do Google pré-instalados, como o Gmail, Maps e Chrome, não trazendo a enorme quantidade de softwares como os concorrentes que facilmente lotam o armazenamento interno.


No quesito conectividade o Moto G manda bem, com suporte a redes 3G e até dois chips SIM simultâneos de operadoras diferentes, GPS com A-GPS e GLONASS, Wi-Fi padrão b/g/n com suporte a hotspot, Bluetooth 4.0 com A2DP e rádio FM. Como sensores temos o acelerômetro, bússola e sensor de proximidade. Só sentimos falta do 4G e do NFC, mas isso é esperado de um modelo nessa faixa de preço.

Outro ponto forte é a bateria de 2070 mAh, que em nossos testes durou tranquilamente por um dia e meio com 3G e GPS ligados durante o período e escutando música, isso sem esquentar tanto, com exceção apenas nos jogos. Aqueles que usam pouco o smartphone conseguem até 2 dias de bateria sem grandes problemas. É importante lembrar que embora a tampa traseira seja removível, a bateria não é, o que pode ser um ponto negativo para alguns.


A câmera traseira é de 5 megapixels e é capaz de tirar excelentes fotos mesmo em condições de baixa luminosidade, além de gravar vídeos em HD 720p. Já a frontal é de 1,2 megapixels e mandou bem na hora de usar aplicativos VoIP como o Skype. O áudio do Moto G XT1033 é proporcionado por uma caixa de som localizada na parte traseira, capaz de fornecer um áudio limpo em volumes próximos do máximo, mas deixando a desejar nos graves, como acontece com qualquer smartphone, e distorcendo ligeiramente a qualidade no volume máximo.


Capas coloridas inclusas na embalagem


O Moto G conta apenas com uma conexão micro USB para carregamento na parte de baixo e transferência de dados, padrão da maioria dos smartphones por ser bem posicionada.

Na embalagem temos 4 capaz coloridas nas cores branca, amarela, vermelha e preta, cabo micro USB/USB 2.0, carregador de tomada bivolt, manuais de uso e certificado de garantia de um ano válido para todo o território nacional.

Conclusão


É difícil encontrar um aparelho no mercado brasileiro com um custo-benefício tão alto como o Moto G Colors Edition. Muitos smartphones situados na mesma faixa de preços muitas vezes trazem processadores de apenas um núcleo e telas de baixa qualidade, mas a Motorola fez um excelente trabalho aqui, onde as falhas, como a falta de suporte ao 4G, ausência de NFC e a não inclusão de um slot para cartões micro SD, são completamente ofuscadas pela alta qualidade do aparelho e sua configuração potente.

  • Prós:
  • - Configuração forte
    - Preço competitivo
    - Tela de qualidade
    - Boa autonomia de bateria
    - Suporte a 2 chips
    - Câmera de qualidade
    - Rádio FM
    - Android Jelly Bean 4.3 de fábrica, com a atualização para a versão Kit Kat (4.4) garantida

Contras:
- Não suporta cartões micro SD
- Não tem 4G
- Não tem NFC
Ofertas sujeitas a alteração de preço, condições de pagamento e disponibilidade de estoque, sem aviso prévio.